Resenha – Joana D'Arc / Helen Castor

Resenha – Joana D'Arc / Helen Castor

Resenha

Joana D’arc

Helen Castor

315 páginas |Editora Gutenberg


A história de uma das mulheres mais notáveis do mundo medieval.

Ao contrário das tradicionais narrativas, com relatos já moldados pelo que conhecemos a respeito de quem Joana d´Arc se tornaria, a aclamada historiadora Helen Castor nos leva de volta à França do século XV, em plena Idade Média. Em vez da personagem icônica, ela nos apresenta uma jovem vibrante, que confronta os desafios da fé e da dúvida, e que, ao lutar contra os ingleses, toma partido em uma sangrenta guerra civil.
Por essa rica e intensa narrativa, conhecemos uma extraordinária jovem em meio aos eventos tumultuados de seu tempo, onde ninguém – nem ela e nem as pessoas ao seu redor, como príncipes, bispos, soldados ou camponeses – imaginava o que aconteceria a seguir.


Olá, hoje trago a resenha do livro Joana D’Arc, que eu recebi em parceira com a Editora Gutenberg. ⠀⠀⠀⠀
“Jovem, Líder, Bruxa, Santa”
⠀⠀⠀⠀
Neste livro conhecemos Jeanne, la Pucelle, ou na tradução “Joana, a donzela”, que era a forma como Joana gostava de ser chamada.
⠀⠀⠀⠀
Uma mulher afrente do seu tempo, que foi considerada por muitos como uma pessoa enviada por Deus para salvar os franceses.
⠀⠀⠀⠀
O que muitos não sabem é que ela ouvia vozes, e que não tinha medo de enfrentar qualquer pessoa. Montada em um cavalo, trajando roupas masculinas e um cabelo curto ela foi corajosa, e não teve medo de defender sua nação em qualquer situação. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀

À medida que o sol mergulhava no horizonte, Joana bradou com urgência uma ordem ao inimigo invisível atrás das fortificações. “Entreguem-se a nós sem demora, em nome de Jesus! Pois se vocês não se renderem antes do anoitecer, nós entraremos aí por força, quer vocês gostem ou não, e todos serão mortos sem misericórdia!”

Sabe aquele livro que transmite força? Ele trás todo um poder, uma energia diferente, uma história contada de outros pontos de vista, e muito mais do que a história de uma heroína. ⠀⠀⠀

Ele trás história, cultura, empoderamento, diversidade, e uma história muito significativa e que até hoje é muito recordada e importante.
⠀⠀⠀⠀
Ele começa falando o antes de Joana e o que fez com que ela se tornasse a lendária Joana D’Arc como ficou conhecida, além de trazer sua infância, suas motivações, sua luta, e que mesmo com um fim “trágico”, trás sua vitória também. ⠀⠀⠀⠀
Joana é muito mais do que uma simples mulher, ela é um ícone. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀

“Se eu não estou, Deus pode me colocar lá; e se não estou, que Deus me mantenha nela. Eu seria a pessoa mais miserável do mundo se soubesse que não estava na graça de Deus.”

Surpreendente, chocante, lendário. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Um livro recomendado pra todo mundo, seja amante de historia ou não, afinal todos merecem conhecer a história dessa “Pucelle”.