Resenha – Neandertal

Resenha – Neandertal

Resenha

Neandertal – Nosso Irmão

Silvana Condemi | Françõis Savarier


Sinopse:

Romeu e Julieta em versão pré-histórica… Foi assim que, em 2013, a imprensa saudou a grande descoberta da pesquisadora Silvana Condemi: a identificação do primeiro osso pertencente a um mestiço de pai sapiens e mãe neandertal. A genética tinha anunciado, e a paleoantropologia confirmou: Homo neanderthalensis e Homo sapiens misturaram suas culturas, mas também seus genes, no mesmo território europeu – e isso por mais de 5.000 anos. Mas, então, quem é o homem de Neandertal? Um macaco ou um ruivo de pele clara? Um carniceiro ou um caçador genial que dominava a linguagem e reverenciava seus mortos? É possível que ele ainda esteja entre nós? Transformada radicalmente pela irrupção de métodos inéditos, nossa pré-história se reescreve muito rápido, trazendo enormes surpresas. Nesta investigação apaixonante, os autores traçam o retrato mais atual de nosso estranho ancestral, passando em revista as diversas hipóteses sobre seu suposto desaparecimento. Com isso, reabrem a questão de nosso “êxito” evolutivo, tendo em vista a terrível marca que deixamos sobre tudo aquilo que nos rodeia.


Olá pessoal, hoje trago a resenha do livro Neandertal – Nosso Irmão / Uma Breve história do homem que eu recebi em parceria com a Editora Vestígio.

Neste livro conhecemos mais a fundo a nossa própria história. Sim a nossa própria história, pois, ele nos conta como foi a evolução do homem aconteceu, e como as as recentes descobertas mudaram e muito a forma como conhecemos o homem.

Até as recentes descobertas, acreditava-se que Homo neanderthalensis e Homo sapiens não tinham tido nenhuma ligação, e com a descobertas agora sabemos que eles tiveram sim um relacionamento afetivo, e que muito da nossa evolução pode ser acontecido justamente por isso.

Pensa em um livro bem escrito e esclarecedor? Então é este livro. Para os amantes de história é um prato cheio sobre a nossa história e como foi a nossa evolução, eu fiquei encantada em saber um pouco mais sobre como os estudos identificaram como eram as relações naquela época, seja, desde quando eles se relacionam somente entre si, mas também em como eles acabaram se unindo e a busca por respostas de como e porque isso aconteceu.

Um livro cheio de cultura, descobertas, evolução e tudo o que um bom amante de história pode gostar.

Eu adorei a oportunidade de conhecer esse livro, e me vi mais viciada ainda em como a nossa especie evoluiu.

Quer saber mais sobre o livro? não deixe de adquirir e se deliciar não somente com a história, mas também com todas as imagens e descobertas que ele te proporciona.

Espero que tenham gostado e até a próxima.