Resenha – Roma / Matthew Kneale

Resenha – Roma / Matthew Kneale

IMG_6435

Resenha

Roma

Matthew Kneale

399 páginas || Editora Vestígio


Sinopse: “Nenhuma cidade da Terra preservou tão bem seu passado quanto Roma. Visitantes podem atravessar pontes antes cruzadas por Cícero e Júlio César, explorar templos ocupados pelos imperadores romanos e entrar em igrejas que praticamente não mudaram desde as primeiras missas celebradas ali por papas, dezesseis séculos atrás. Essa longevidade arquitetônica é ainda mais notável considerando os muitos desastres que afligiram a cidade. Roma sofreu terremotos, inundações, incêndios, pragas e foi, sobretudo, devastada repetidamente por exércitos invasores. Dos gauleses aos alemães nazistas passando pelos godos, normandos, espanhóis, luteranos e franceses , Matthew Kneale nos conta as histórias por trás das sete invasões mais importantes e revela, com percepção fascinante, as marcas que cada invasor deixou na cidade e como eles transformaram os aspectos social, econômico e cultural de sua vida. Utilizando uma abordagem totalmente inovadora do passado de Roma, ele desvenda como ela se tornou a cidade que é hoje. Com uma pesquisa meticulosa e um conhecimento em primeira mão da cidade, Roma: Uma história em sete invasões é uma celebração da coragem feroz e da vitalidade do povo romano. Acima de tudo, é uma carta de amor apaixonada para essa cidade incomparável.”


Olá, hoje trago a resenha do livro ROMA que eu recebi da Editora Vestígio que é nossa parceira aqui no blog.

Eu pensei em várias formas de falar sobre essa história, até porque eu cheguei a viver a experiência de conhecer Roma e assim que eu vi a capa desse livro eu só pensei: eu preciso dele pra mim. E vou contar um pouco do porque e depois falo sobre minhas percepções acerca do livro.

Todas as crianças sonham em conhecer um país ou um lugar, e diferente da maioria o meu era conhecer a Itália, e quando eu comecei a namorar com meu então marido, compartilhei este sonho com ele, e descobri que tínhamos um sonho em comum, e então no ano passado eu pude realiza-lo e comecei justamente por Roma.

Para quem não conhece muito sobre a história dos romanos, saiba que grande parte de seus monumentos que resistiram a invasões e ao poder do tempo, estão até hoje mais conservados do que se imagina.

Impressionante, que mesmo depois de tantos anos e de tantas coisas que acometeram a cidade, ela continua mantendo tanta coisa viva.

A sensação que essa cidade emana é surreal.

A energia, força, magnitude e todo o poder que mesmo passado tantos milhares de anos se mantem vivo até hoje é algo que impressiona.

O livro nos conta como as 7 invasões que Roma teve ao longo de sua história fizeram com que ela chegasse a ser o que é.

Muitos não sabem, mas Roma foi invadida por Gauleses, Godos (Visigodos), Godos (sim, novamente) Normandos, Espanhóis e luteranos, Franceses e Nazistas (nem eu esperava rs).

Esse livro é um poço de história já que conta com muitos detalhes tudo o que aconteceu naquela época e como seu povo sube se sobressair e até se fortalecer até mesmo quando não se achava possível.

E é tudo surreal!

Não tenho palavras pra demonstrar o quanto eu gostei do livro, e como em cada página lida eu conseguia me apegar mais ainda a história.

Leiam!! Certeza de que os amantes de história vão se apaixonar também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s