Resenha: História do Universo / Edmac Trigueiro

Resenha: História do Universo / Edmac Trigueiro

IMG_0589

Resenha

História do Universo

Edmac Trigueiro
125 páginas  || Editora Novo Século

Sinopse : SINOPSE Este livro conta a História do Universo à luz da Teoria do Big Bang. Quase não existem (se é que existem) livros de história que se proponham a contar a história física do Universo, como e quando ele surgiu, como evoluiu e se estruturou até alcançar a forma com a qual o conhecemos atualmente. Durante muito tempo, esse foi um território exclusivo da religião, depois passou ao domínio da ciência. É chegada a hora da história disputar esse espaço. Percorrendo a lacuna deixada por historiadores, o autor se lança nessa aventura de trazer para o leitor a versão atual e predominante da ciência acerca da história do Universo. Seguindo a trilha dos grandes cientistas, atuais e do passado, o leitor encontrará uma obra de fácil leitura, sem perder o rigor científico que se exige de um texto como esse. Baseado em quatro anos de pesquisas e estudos, o livro ousa adentrar a uma seara antes dominada por físicos e astrônomos, que laboram muitas vezes com uma linguagem hermética, que pode afastar àqueles acostumados a leituras da área das ciências humanas. Mantendo constante diálogo com a ciência e com os seus principais representantes, o autor faz questão de ressaltar, entretanto, que esta é uma obra, sobretudo, de conteúdo histórico.


Um livro de não ficção para quem busca um maior conhecimento ou até mesmo para os curiosos de plantão. Com um conteúdo importante e atual este livro deveria ser de leitura obrigatória por qualquer aluno do ensino médio. Mas não se deixe enganar pelo linguajar simples e de fácil entendimento gastei dois pacotes de post-it marcando coisas que eu precisei pesquisar para um melhor entendimento.

Este é aquele livro de cabeceira sabe? A todo momento você quer reler alguma parte e depois passa horas na internet pesquisando mais sobre todos os assuntos abordados no livro que vão desde explicações super interessantes do átomo, logo mais sobre a estruturação dos planetas, passando em breve sobre a história da evolução e aprofundamento dos estudos, falando sobre os mais conhecidos cientistas, até chegar nas explicações mais detalhadas sobre o Bing Bang.

  • A Terra se formou a partir da agregação de matéria unida pela gravidade. Pedaços de rocha e metal oriundos das diversas colisões que haviam no primitivo Sistema Solar se uniram pela gravidade, aumentando progressivamente a massa da Terra até que ela, ao longo de milhares de anos, pôde atingir sua forma atual.

Como eu disse acima, é um livro para todos os gostos. Se você quer melhorar o seu entendimento acerca da criação do Universo e sua história, super recomendo este livro. Confesso que tive um pouco de dificuldade com a leitura, não pela escrita mas sim pela minha falta de entendimento no assunto e adorei poder ter em mãos um livro para me fazer ter mais curiosidade no assunto e melhor, escrito por um brasileiro. Obrigada Edmac. =)

O autor já tem mais dois livros publicados e eu recomendo que vocês conheçam mais sobre o autor:

Edmac Trigueiro Facebook / Instagram tem 48 anos e mora em Fortaleza com a mulher, três filhos, duas cadelas e um casal de calopsitas. Trabalha no Ministério Público Federal e é autor de três livros, História do Universo, História da Vida e História do Homem. Quando não está trabalhando ou escrevendo, gosta de nadar no mar e participar de corridas de rua.

28275987_910813865744044_1689251436_o

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s